Revista internacional aponta Belém do Pará entre as dez melhores cidades gastronômicas do mundo


Única representante do Brasil no ranking, capital paraense foi descrita pela revista internacional Lonely Planet como ‘porta de entrada para biodiversidade da Amazônia’ devido aos saberes tradicionais e uso de ingredientes nativos, como tucupi, jambu, priprioca e açaí puro. Complexo do Ver-o-Peso
Agência Belém
Uma publicação que viralizou nas redes sociais aponta Belém como a 7ª melhor cidade do mundo para amantes da gastronomia.
O ranking foi publicado pela revista internacional “Lonely Planet”, referência global em guias de viagem. A capital paraense foi a única cidade brasileira entre 15 selecionadas.
🥘 A cidade das mangueiras é a única cidade do Brasil entre os 15 destinos listados na publicação, que destaca cidades com experiências culinárias incríveis ao redor do mundo – veja abaixo:
15 cidades com as cenas gastronômicas mais irresistíveis
Ho Chi Mich City (Vietnã)
Kuala Lumpur (Malásia)
Bangkok (Tailândia)
Lucknow (Índia)
Naiper (Nova Zelândia)
Lima (Peru)
Belém (Brasil)
Palermo (Itália)
Lyon (França)
Porto (Portugal)
Tbilisi (Geórgia)
Bristol (Inglaterra)
Charleston (EUA)
Buffalo (EUA)
Marrakesh (Marrocos)
De acordo com a Lonely Planet, a culinária da cidade se destaca pelas técnicas e sabores tradicionais, na miscigenação entre portugueses, africanos e indígenas, que oferecem o mesmo tempo aprendizado e prazer aos sentidos.
A revista também destaca pontos turísticos da cidade, como o Complexo do Mercado Ver-o-Peso, além da atuação de chefs renomados, como Thiago Castanho, que ajudam a projetar a culinária paraense para o mundo.
Sabores da floresta: Chef Thiago Castanho mostra a riqueza da comida amazônica
No ranking, Belém aparece ao lado de cidades como Ho Chi Minh (Vietnã), Lima (Peru), Kuala Lumpur (Malásia) e Dakar (Senegal), o que reforça a posição como um polo de inovação e tradição culinária no Brasil.
A publicação destaca a maniçoba, uma espécie de feijoada amazônica, feita a partir de uma erva que precisa ser cozinhada por dias antes de ser servida.
Maniçoba
Agência Pará
Outro ingrediente famoso é o tucupi, muito vendido no Mercado Ver-o-Peso, ponto turístico da cidade e a maior feira a céu aberto da América Latina. O caldo ácido é extraído da mandioca em um ritual que mistura tradição e sabor.
Outro símbolo da culinária paraense é a sorveteria Cairu, reconhecida como uma das mais criativas do mundo. Os clientes podem provar sabores de frutas típicas da Amazônia, como o cupuaçu, bacuri, entre outras.
Outro destaque é a chocolatier Dona Nena, na ilha do Combu, a dez minutos de barco do centro da capital. O espaço atrai visitantes atrás de bombons artesanais, produzidos com ingredientes regionais, reforçando a riqueza e a autenticidade da gastronomia paraense.
Dona Nena recepciona os visitantes com as delícias produzidas no local.
Taymã Carneiro / g1 Pará
Belém já é considerada pela Unesco como “Cidade Criativa da Gastronomia” desde 2015. A cidade se tornou referência mundial em gastronomia, e passa a integrar uma rede de cidades que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo desde então.
A capital vai receber, em novembro de 2025, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), a COP 30, e espera receber mais de 50 mil pessoas para o evento.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.