

Cidade é referência em políticas para pessoas idosas – Foto: Divulgação PMBC/ND
Quando se fala em Balneário Camboriú, algumas características costumam vir à mente: belas praias, turismo em alta, noites badaladas e arranha-céus. Mas a cidade também pode surpreender ao ser considerada um ‘paraíso’ para os moradores idosos.
Desde 2012, município inova ao ter uma repartição específica para o público maior de 60 anos: a Secretaria da Pessoa Idosa. A sede do órgão, localizada no Centro da cidade, em muito se assemelha a uma casa: tanto na estrutura quanto na receptividade dos idosos que a frequentam.
A finalidade do local é assegurar direitos sociais da pessoa idosa e criar condições de promover autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Nela, inúmeras oficinas são oferecidas: desde atividades físicas até as de aprendizado e estética.

Sede da Secretaria da Pessoa Idosa fica na região central da cidade – Foto: Divulgação PMBC/ND
Manicure, massagem e mais: oficinas grátis de segunda a sexta
Na página da prefeitura, a secretaria é tida como um “espaço voltado para a melhor idade, onde os idosos podem interagir, aprender e também ensinar. Conta com uma equipe de funcionários e estagiários à disposição para realizar os mais diversos atendimentos”.
Todas as atividades oferecidas são gratuitas e destinadas exclusivamente aos moradores de Balneário Camboriú. O secretário responsável pela pasta, Claudir Maciel, conta que o número de oficinas aumentou de 26 para 49 entre janeiro e abril de 2025.
> Clique e veja o cronograma de todas as oficinas <

São mais de 40 oficinas dos mais diversos tipos – Foto: Divulgação PMBC/ND
“Tudo que o idoso possa imaginar tem aqui disponível para ele de maneira gratuita. As mais diversas oficinas são oferecidas, desde estímulos mental, físico e, principalmente de convívio social, para que ele possa ter o compromisso de sair de casa, encontrar seus contemporâneos e ter uma vida mais saudável em sociedade”, diz.
Uma das participantes mais assíduas da secretaria é Ana Lucia Valença. Natural de Recife (PE), mora em Balneário Camboriú desde 2015. Em 2016, conheceu o trabalho do órgão ao acompanhar o marido, que era mais velho.

Ana Lucia é uma das participantes das oficinas gratuitas – Foto: Arquivo Pessoal
“Comecei a participar das oficinas pra valer em 2023. Participo principalmente das aulas de dança (que amo), mas sinceramente gosto de tudo, a começar pela atenção que recebemos de todos os funcionários. Um dos principais benefícios que encontrei foi o de fazer amigos”, disse ao ND Mais.
O paraíso dos idosos
Pelas ruas da cidade, não é incomum encontrar pessoas acima dos 60 anos. Na orla da Praia Central, por exemplo, estão dispostas várias canchas de bocha e grupos que se reúnem em mesas para jogar já fazem parte da paisagem dos entornos da Praça Almirante Tamandaré.
Segundo o último censo do IBGE, feito em 2022, a população idosa representa quase 20% do município, com mais de 25 mil pessoas. Ao ser questionado sobre os itens que fazem a cidade ser tão bem-quista por idosos, Claudir Maciel aponta fatores geográficos.

Sede da Secretaria da Pessoa Idosa faz todos se sentirem em casa – Foto: Divulgação PMBC/ND
“Balneário Camboriú caminha para ser referência nacional da política ao idoso, e nós somos o que eu chamo de a ‘meca dos idosos’ porque temos uma geografia perfeita: a cidade é pequena, nós temos um clima muito favorável, quatro estações amenas”, inicia.
“Nós temos um nível de segurança nas ruas que tem destaque nacional, uma das cidades mais seguras do Brasil. Aqui o idoso pode encontrar uma infraestrutura pública farta, uma estrutura privada, de bares, restaurantes, atrativos turísticos, praias diversas e, principalmente, a política do idoso desenvolvida pela Secretaria”, completa.
Para fazer parte de uma das oficinas oferecidas, basta ir até a sede (rua 1822, nº 614) com documento e comprovante de residência atualizado em mãos.