

Brasil registra primeiro caso de sarampo em 2025 em São Paulo – Foto: Freepik/ND
O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (18), o primeiro caso de sarampo registrado no Brasil em 2025. O paciente é um homem de 31 anos, residente de São Paulo, que apresentou sintomas após retornar de uma viagem internacional.
Conforme a pasta, o paciente estava vacinado e não houve necessidade de internação. Ele está se recuperando e sem sintomas da doença.
O que se sabe sobre o primeiro caso de sarampo registrado em 2025
Conforme a Secretária de Estado da Saúde de São Paulo, o paciente desenvolveu febre, manchas vermelhas pelo corpo e tosse persistente. A confirmação foi feita por exame laboratorial, e ele está em isolamento domiciliar.
Vale ressaltar que a investigação epidemiológica apontou que o caso é importado, ou seja, infecção ocorreu fora do Brasil.
Apesar disso, o governo reforçou a necessidade de atualização da caderneta de vacinação, especialmente em crianças e adultos não imunizados.
Sarampo: sintomas, transmissão e riscos
Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por vírus, e altamente contagiosa. Os principais sintomas são:
- Febre alta
- Tosse
- Coriza
- Olhos avermelhados
- Manchas vermelhas na pele
O órgão afirma que transmissão ocorre por via aérea, por meio de secreções respiratórias expelidas ao falar, tossir ou espirrar.
Além disso, a infecção também pode acarretar em complicações como pneumonia, encefalite e até a morte, especialmente em crianças pequenas.
Como prevenir o sarampo
A pasta explica que a melhor forma de prevenir é a vacina tríplice viral, que está disponível gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde). Além de proteger contra o sarampo, ela também auxilia na prevenção de caxumba e rubéola.

Com primeiro caso de sarampo registrado no Brasil, a vacinação é a medida de prevenção mais essencial – Foto: Canva/ND
Recomendações do Ministério da Saúde para vacinação:
- Crianças: devem tomar duas doses da vacina — a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.
- Adultos até 29 anos: precisam ter duas doses.
- Pessoas entre 30 e 59 anos: devem ter pelo menos uma dose comprovada.
Em caso de dúvida, é possível consultar a caderneta de vacinação ou procurar uma unidade básica de saúde.
Brasil registrou quatro casos em 2024
Em 2024, o país registrou quatro casos de sarampo. O primeiro ocorreu em janeiro, no Rio Grande do Sul proveniente do Paquistão.
A OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) reforça que, apesar da eliminação, surtos podem ocorrer devido à reintrodução do vírus por viajantes infectados. Sendo assim, todo cuidado é essencial.

Brasil registra primeiro caso de sarampo em 2025 – Foto: Canva/ND