Cinema Nosso abre inscrições para cursos gratuitos de criação de jogos analógicos e digitais

Cinema Nosso

Cinema Nosso oferece cursos gratuitos com inscrições até o dia 2 de maio – Foto: Divulgação/Cinema Nosso/ND

O Cinema Nosso está com inscrições abertas até o dia 2 de maio (sexta-feira) para duas formações on-line e gratuitas.

As aulas integram o projeto “Empoderamento e Tecnologia: Jovens Negras no Audiovisual”.

Cinema Nosso promove a inclusão através do audiovisual

As formações têm como objetivo promover a educação, o engajamento social e a construção de saberes através do uso de jogos como ferramenta pedagógica e de conscientização.

O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural reconhecida por suas ações voltadas à formação e inclusão através do audiovisual.

Formações pretendem promover a educação e o engajamento social – Foto: Divulgação/Cinema Nosso/ND

Criação de jogos analógicos

A primeira formação, “Criação de Jogos Analógicos”, é voltada para professores da rede pública, educadores sociais e lideranças comunitárias.

O projeto quer capacitar os alunos a desenvolver jogos colaborativos que fortaleçam o trabalho em grupo e estimulem discussões sobre equidade racial e igualdade social.

“A proposta é oferecer um espaço seguro para trocas, empatia e reflexão, contribuindo com práticas mais inclusivas e transformadoras no ambiente educacional”, explica a analista de Projetos de Juventudes do Cinema Nosso, Desiree Santos.

A aula inaugural será realizada no dia 6 de maio (terça-feira), com encontros regulares entre os dias 7 de maio e 9 de julho, sempre às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, em formato totalmente on-line.

Inscrições

  • Até 02/05 (sexta-feira) através do formulário
  • Devem ser feitas neste formulário
Cinema Nosso

Cinema Nosso oferece curso focado em professores da rede pública, educadores sociais e lideranças comunitárias – Foto: Divulgação/Cinema Nosso

Criação de jogos digitais

Já a segunda formação, intitulada “Criação de Jogos Digitais”, é destinada prioritariamente a mulheres negras, trans, indígenas, travestis e refugiadas com 18 anos ou mais.

O curso propõe a criação de jogos digitais com foco em temas urgentes como justiça climática e genocídio ambiental.

“Será abordado como usar uma linguagem lúdica como uma forma de facilitar o acesso à informação e estimular o engajamento de comunidades em situação de vulnerabilidade para esses temas”, conta Desiree.

A aula inaugural será no dia 7 de maio (quarta-feira), e os encontros acontecerão entre os dias 8 de maio e 1º de julho, sempre às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, também de forma remota.

Inscrições

  • Até 02/05 (sexta-feira)
  • Devem ser feitas neste formulário
Adicionar aos favoritos o Link permanente.