
Cinco comércios próximos às estações em Palmas vão ter uma máquina que faz a recarga nas carteirinhas. Pagamento poderá ser feito por dinheiro, débito, crédito ou Pix. Recarga deve começar até o início da cobrança, em 21 de maio
Francisco Barros/Secom Palmas
As novas carterinhas do transporte coletivo de Palmas vão poder ser recarregadas em comércios credenciados. Máquinas Point of Sale (POS) e terminais de autoatendimento estão sendo instalados em supermercados e lojas da capital que possuem grande circulação de pessoas.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
De acordo com a Prefeitura de Palmas, as máquinas vão aceitar pagamentos por débito, crédito ou Pix. Também será aceito dinheiro em espécie para a recarga das carteirinhas.
Além da sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), lojas próximas às estações Apinajé e Karajá já receberam o equipamento. Nesta terça-feira (13) a prefeitura instalou as máquinas em dois supermercados e uma farmácia.
Confira os pontos de recarga:
Sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas, na Avenida Teotônio Segurado
Supermercado Atacadão dos Preços Baixos (quadras Arne 61 (504 Norte), Arso 42 (405 Sul), Jardim Aureny I e Taquari)
Loja Pink Store – próxima à Estação Apinajé
Loja Super Líder – próxima à Estação Karajá, no Jardim Aureny I
Pharmaética – Taquaralto
Como os equipamentos estão sendo instalados, a prefeitura informou que a previsão para início da operação é até o dia em que a passagem de R$ 4,85 começará a ser cobrada, 21 de maio.
Autoatendimento
Além da recarga em estabelecimentos credenciados, a prefeitura informou que haverá a instalação de terminais de autoatendimento na unidades do Resolve Palmas da Avenida JK e de Taquaralto.
No Resolve Palmas também haverá a máquina POS para recarga, até que seja concluída a instalação dos terminais. De acordo com a prefeitura, deve levar pelo menos 20 dias para que os equipamentos estejam disponíveis.
Para as outras estações da capital, a empresa contratada para ser responsável pelo transporte coletivo de Palmas, a Sancetur Santa Cecilia Turismo LTDA, avalia credenciar comércios próximos para também ofertarem a recarga das carteirinhas.
Ao todo, a prefeitura prevê a instalação de 15 máquinas em comércios parceiros para oferecerem a recarga aos usuários, mas ainda não há prazo.
LEIA TAMBÉM
Tarifa gratuita do transporte coletivo de Palmas é prorrogada até 20 de maio, afirma prefeitura
Idosos e pessoas com deficiência não precisam solicitar cartões do transporte público neste momento, diz prefeitura
Novos ônibus do transporte coletivo de Palmas devem começar a circular na próxima semana, diz prefeito
Após dia de caos, novos ônibus do transporte público começam a circular em Palmas
Palmas tem manhã com estações lotadas, correria e fila gigante para emissão dos novos cartões do transporte coletivo
Relembre as mudanças e contratempos
Passageiros tentando embarcas em ônibus na manhã desta terça-feira (6)
Matheus Dias/ TV Anhanguera
A nova frota 0km com 154 ônibus, sendo 14 veículos reservas para substituição e manutenção, além de 10 vans, começou a rodar no dia 7 de maio deste ano. Mas para a adaptação ao novo sistema foi preciso substituir as carteirinhas dos usuários.
Com apenas uma semana até o fim da gratuidade, que terminaria em 11 de maio, e o início da cobrança, começou uma corrida para essa troca, que gerou longas filas e muita espera nas unidades do Resolve Palmas e na sede da ATCP.
O transporte que estava circulando também foi afetado, causando lotação nas estações e pontos de Palmas.
Por causa dos problemas, o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) prorrogou a gratuidade até o dia 20 de maio, para que todas as adaptações aos usuários sejam feitas sem penalizar os usuários do transporte coletivo.
A nova frota faz parte de um contrato emergencial com a empresa Sancetur para assumir o transporte coletivo de Palmas. A contratação tem valor de R$ 196,2 milhões e validade de um ano.
Novos ônibus do transporte coletivo começam a circular em Palmas
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.