UAIs de Uberlândia atingem superlotação de 220% e espera por atendimento pode passar de 3h


Município divulgou plano de ação com abertura de 50 leitos e novos pontos de vacinação para a próxima semana. Vacina contra o vírus influenza está disponível para toda a população. Ocupação nas enfermarias das UAIs de Uberlândia mais que dobra
A Prefeitura de Uberlândia anunciou um Plano de Ação Municipal de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias para conter a crise de superlotação nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Com ocupação de 220% em leitos de enfermaria, o tempo de espera por atendimento no pronto-socorro das unidades pode chegar a quase 3h30, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O g1 informou no início do mês que Uberlândia liderava as internações no Triângulo Mineiro, com 1.285 hospitalizações por síndromes respiratórias, das quais 655 acometeram idosos e 171, bebês. No dia seguinte à reportagem, a Prefeitura decretou emergência em saúde pública com aumento de 90% nas internações na rede municipal.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Durante coletiva de imprensa realizada no Centro Administrativo Municipal, na quarta-feira (21), o secretário de Saúde, Adenilson Lima, destacou que o cenário no município é de alerta laranja e que a principal forma de evitar a escalada para o alerta vermelho é por meio da vacinação em massa da população.
“Toda a população de Uberlândia que frequenta nossas UAIs tem presenciado o aumento expressivo da demanda, o aumento do tempo de espera para ser atendido, além da superlotação. Temos aumentado as escalas médicas e as escalas de enfermagem, mas, pelo grande volume das pessoas que nos procuram, isso aumenta o tempo de espera. Como reduzir essa fila? Esse número de pessoas? Vacinando”, pontuou Adenilson.
Entre as medidas anunciadas, está a ampliação de 50 novos leitos de enfermaria, ampliação dos pontos de vacinação e criação de uma comissão para gerenciamento da crise de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Conforme divulgado pela SMS, a média diária de atendimentos nas UAIs de Uberlândia chegou a 3.842 até o último dia 20 de maio.
Além disso, a taxa de ocupação de leitos nas enfermarias é de 220%, enquanto o Hospital Municipal e o Centro de Internação Pediátrico (CIP) operam com 100% de ocupação.
Plano de ação contra Síndromes Respiratórias em Uberlândia
Apesar de ser a principal estratégia de contenção dos casos de SRAG, a cobertura vacinal contra o vírus Influenza (gripe) ainda é considerada baixa nos grupos prioritários em Uberlândia. Cerca de 36 mil crianças entre seis meses e 6 anos ainda precisam ser vacinadas.
Já o grupo de idosos, mesmo com maior adesão à imunização, é o que mais tem sofrido com complicações de SRAG. O Município informou que, das 37 mortes por SRAG registradas neste ano, a maioria é de pacientes acima dos 60 anos. Veja tabela abaixo sobre a cobertura vacinal.
Cobertura vacinal contra a gripe
Entre os dias 2 e 8 de junho, será realizada uma semana de mobilização com postos de vacinação em pontos estratégicos, incluindo shoppings da cidade e o Parque do Sabiá. Veja ao final da reportagem o cronograma de reforço na imunização.
Abertura de leitos e outras medidas
Para amenizar o impacto da superlotação na rede pública de saúde, foram divulgadas outras ações programadas a partir da próxima semana. A principal delas, foi a ampliação de leitos nas unidades, cuja distribuição se dará da seguinte forma:
Cuidados Intermediários Pediátricos (CIP): 10 leitos
Cuidados Intermediários Clínicos (CIC): 20 leitos
Anexo do Hospital e Maternidade Municipal: 10 leitos
Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI): 10 leitos
Haverá ainda reforço no transporte sanitário de pacientes, com a ampliação de equipes e ambulâncias, e no abastecimento da farmácia municipal.
Programa-se e vacine!
Para aumentar a cobertura vacinal e continuar garantindo a acessibilidade aos pontos de vacinação, além das salas de vacina das unidades básicas de saúde, a Secretaria também disponibilizará outros locais na próxima semana. Confira o cronograma.
Cronograma de vacinação – 2 a 8 de junho
LEIA TAMBÉM:
Síndromes respiratórias causam mais de 3,6 mil internações no Triângulo
Uberlândia declara situação de emergência após lotação de leitos
Tempo de espera chega a quase 3h30 a depender da UAI e da classificação de atendimento do paciente
TV Integração/Reprodução
Plano de ação classifica pacientes das UAIs em Uberlândia
Reprodução/PMU
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.