
Em jogo equilibrado e de games longos, a tenista brasileira Beatriz Haddad Maia venceu a norte-americana Emma Navarro, nona colocada no ranking, por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 7/6 (7/3) e 6/2 em três horas de jogo, chegando às semifinais do WTA 500 de Strasbourg. O resultado marca o fim de um longo jejum, pois a última vez que ela chegou a essa fase em um torneio foi há oito meses, em Seul.
O resultado desta quinta-feira (22) também dá moral para a tenista número 1 do Brasil, que tem como grande objetivo a disputa do torneio de Roland Garros, que começa no domingo (25). A sua adversária de estreia já está definida: é a americana Hailey Baptiste, 70ª na lista da WTA.
Nas semifinais de Strasbourg, Bia Haddad vai enfrentar Elena Rybakina, 12ª do ranking, venceu a polonesa Magda Linete (33ª) por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3 em 1h40. Este será o quarto confronto entre elas e Bia leva vantagem de 2 a 1 contra a tenista Casaque.
O primeiro set começou movimentado, com as tenistas forçando o saque no fundo de quadra. O confronto teve três quebras seguidas sendo duas a favor da norte-americana. Bia Haddad até teve a chance de novamente dar o troco na rival com três setpoints, mas falhou nos momentos de definição e acabou superada por 6/3 em 57 minutos de disputa.
Na volta para o segundo set, a paulistana logo confirmou o serviço. Com boa variação de golpes, ela travou um bom duelo com a sua adversária, que seguiu eficiente em seu jogo de fundo. Mas o final da parcial foi dramático. Navarro usou a sua experiência para desconcentrar a brasileira e obter a quebra estabelecendo 6/5.
Sob pressão, Bia Haddad mostrou frieza, tirou a chance de a americana fechar o duelo e empatou o confronto em 6/6. No tiebreak, abriu 5/1. Quando tudo parecia encaminhado, porém, Navarro diminuiu a diferença para 2 pontos. A brasileira voltou a dominar a disputa e, com mais uma dupla falta da americana, venceu o segundo set e empatou o jogo em 1h16.
No set decisivo, Bia Haddad começou com um ritmo forte, Navarro esboçou uma reação, mas a tenista número um do Brasil obteve vantagem de 5/2. Sacando para definir a partida, Bia fechou em 6/2 e selou a vitória de virada.
João Fonseca e Thiago Monteiro também conhecem adversários em Roland Garros O brasileiro João Fonseca vai enfrentar o polonês Hubert Hurkacz, que já foi sexto colocado do ranking e atual dono da 30º posição, na sua estreia na chave principal de Roland Garros. Os confrontos do Grand Slam francês foram definidas em sorteio nesta quinta-feira.
Sensação da temporada, o carioca de 18 anos sabe que, se derrotar Hurkacz na estreia, vai enfrenta Pierre Herbert, 149º colocado e ex-top 40, ou Benjamin Bonzi, 60º do mundo, ambos franceses. Na terceira rodada, o britânico Jack Draper, seu algoz em Indian Wells, pode ser o rival.
Fonseca vem de derrotas no Masters 1000 de Madri, Challenger de Estoril e no Masters 1000 de Roma. O carioca soma apenas uma vitória em partidas no saibro, piso do tradicional torneio de Roland Garros. Depois dos títulos no ATP 250 de Buenos Aires e nos Challengers de Phoenix e Camberra, João Fonseca busca a sua segunda vitória em um Grand Slam.
O jovem brasileiro ganhou holofotes após surpreender e derrotar o russo Andrey Rublev no Australian Open, mas caiu na segunda fase. Outro tenista nacional na chave simples masculina é Thiago Monteiro, que pega na primeira rodada Vít Kopriva, da República Checa.
The post Bia Haddad bate norte-americana e chega às semifinais do WTA 500 de Strasbourg first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.