Trump cogita aceitar Boing de luxo do Catar para ser usado como avião presidencial, diz imprensa americana


Boeing 747-8, doado pela família real do Catar, pode se tornar o novo “Air Force One”, aeronave oficial da presidência americana. Caso levanta questionamentos éticos. Presidente Donald Trump embarca no Air Force One para uma viagem da Flórida a Washington, em 4 de maio de 2025.
REUTERS/Leah Millis/File Photo
O presidente Donald Trump cogita aceitar um avião de luxo, o Boeing 747-8, como doação da família real do Catar, segundo a imprensa americana. A ideia é que ele seja usado como o “Air Force One”, o avião oficial da Presidência dos EUA.
A informação foi publicada pela rede ABC News na manhã deste domingo (11) e, poucas horas depois, também pelo jornal The New York Times.
O NYT destaca que esse pode ser o presente mais cara já recebido pelo governo americano – um Boeing 747-8 comercial novo custa em torno de US$ 400 milhões. O caso levanta questionamentos éticos, dado o imenso valor e também o fato de que Trump pretende continuar usando o avião depois de deixar a presidência.
Uma fonte familiar à proposta disse à ABC News que a aeronave seria transferida para a fundação da biblioteca de Trump depois que ele deixar o cargo. Não seria a primeira vez na história americana. Ao fim do governo de Ronald Reagan, sua fundação recebeu o Air Force One depois que ele deixou de voar, mas a aeronave virou peça de museu.
A doação ao governo de Trump deve ser anunciada na próxima semana, quando o presidente vai visitar o Catar em sua primeira viagem internacional do segundo mandato, segundo a ABC News.
De acordo com o NYT, a aeronave doada pelo Catar deverá ser modernizada por uma empresa militar chamada L3Harris, no Texas, e o trabalho poderá começar assim que o governo aprovar a forma de aquisição da aeronave.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.