
Missa na Igreja São Francisco de Assis será presidida por Dom Irineu Roman e integra um conjunto de orientações pastorais da Arquidiocese para marcar o luto pelo falecimento do pontífice argentino. Papa Francisco acena a fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, em foto de 21 de outubro de 2015
Alessandro Bianchi/Reuters
A Arquidiocese de Santarém, no oeste do Pará, celebra uma missa nesta segunda-feira (21), pela vida eterna do Papa Francisco. A celebração marcada para às 19h, na Igreja São Francisco de Assis, localizada no bairro Caranazal, será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Irineu Roman, e é aberta à participação de todos os fiéis.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O momento de oração marca a união da Igreja local com toda a Igreja Católica no mundo, em luto pela morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), no Vaticano. Em nota oficial, a Arquidiocese expressou pesar pelo falecimento do pontífice e destacou seu legado de simplicidade, coragem e compromisso com os pobres, a paz e o cuidado com a criação.
Em nota oficial, a Arquidiocese de Santarém orientou todas as paróquias, áreas pastorais e comunidades a promoverem momentos especiais de oração em memória do Papa Francisco.
As principais recomendações incluem:
Inserção de intenções pela alma do Papa em todas as celebrações, terços e orações comunitárias;
Programação especial na Rádio Rural (91.1 FM) e na TV Encontro (Canal 26.1), incentivando os fiéis à oração;
Publicações nas redes sociais das paróquias, áreas pastorais e comunidades convidando os católicos à união espiritual;
Observância das orientações litúrgicas para o período em que a Sé Apostólica está vacante, especialmente nas missas;
Colocação de um quadro com a imagem do Papa Francisco e uma vela acesa junto à mesa da Palavra, até o dia do sepultamento.
A Arquidiocese reforça que esse é um tempo de oração, reflexão e gratidão por tudo o que Papa Francisco representou para a Igreja e para o mundo.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região