

Veterinária afirma que nem todos os gatos gostam de carinho – Foto: Pitipat Usanakornkul/Pexels
Que gatos são bem diferentes dos cachorros isso todos já sabemos, mas será que eles tem algo em comum como, gostar de carinho? E você sabe onde os bichanos gostam de ser acariciados? Ou melhor, onde não gostam?
A veterinária, Carolina Malburg, explica melhor essa diferença entre os dois melhores amigos do homem. “Não são todos os gatos que gostam de ser tocados. Então se você não conhece o gato, ofereça a mão para ele cheirar e ver se aceita o toque. Se aceitou, faça carinho na cabeça, costas e próximo à cauda, preferencialmente com a mão leve e na direção do pelo”, explica.
Afinal, gatos gostam de carinho?
A médica afirma que gatos gostam de carinho, mas chama atenção para a preferência dos felinos, por exemplo, carinhos na cabeça, entre as orelhas, no queixo e bochechas. Ela alerta, ainda, para cuidar com os bigodes, pois “são sensíveis e o gato pode se assustar e até sentir desconforto”.
Os bichanos também curtem carinho no pescoço, mas quem for acariciar precisa ficar atento se o gato deitar. “Cuidado, alguns até deixam passar a mão no peito, mas a barriga é um local proibido para maioria”.
Carolina explica que apesar da tentação de pegar na barriga fofinha e peluda, esta é uma área que deixa o animal vulnerável. “Muitos não aceitam o toque e podem se tornar bem agressivos”.
Entre todas as carícias, existe um preferido na lista
A região próxima à cauda é o local preferido dos gatos, que sinalizam isso empinando o bumbum e levantando o rabo. “Nos gatos idosos podem haver um pouco mais de sensibilidade no local pelas doenças articulares, então faça um carinho bem leve para que seja algo agradável pra ele”.
A veterinária ainda dá mais uma dica. “Respeitar o gato é o primeiro passo para fazer um afago, evitando assim mordidas e arranhões que dependendo do gato podem machucar bastante. Se ele ronronar ou ficar se esfregando, é porque está gostando do carinho”.

A região próxima à cauda é o local preferido dos gatos, que sinalizam isso empinando o bumbum e levantando o rabo – Foto: Divulgação/Freepik/ND